As 10 principais lições de 2016

Temos apenas três dias para finalizarmos 2016 e eu gostaria de compartilhar algumas lições que aprendi com este ano que foi um dos mais desafiadores de minha vida. Além de todo rebuliço da política e da economia que agitou o Brasil e o mundo, muita gente também passou por verdadeiras tempestades em suas esferas pessoais. Muita gente passou por poucas e boas neste ano 9, que simboliza o término de ciclos e tenho certeza que, quem sobreviveu a este turbilhão chamado 2016, se antes estava conformado com as coisas “do jeito que elas são” agora passou a acreditar no maravilhoso poder da mudança e é principalmente sobre este tema que se baseiam as minhas reflexões. Aí vão elas:

1 – Você está fazendo isto errado  

meme

Olhe ao redor e tire suas conclusões por si mesmo. Quantas pessoas estão neste exato momento se descabelando, reclamando, xingando e aproveitando todo o potencial delas para dizer o quando o mundo é um lugar ruim e a vida é injusta. Agora me responda: é assim mesmo que se muda a realidade? Quantas pessoas conseguiram mudar suas realidades desta forma? Nenhuma, aposto. Mas o grande X da questão é que, em 99,9% de tudo que nos incomoda nas nossas vidas e no mundo, nós temos uma grande (para não dizer total!) parcela de responsabilidade. Sim, você tem a opção de parar de ler este texto imediatamente se não quiser aceitar o fato de que você tem RESPONSABILIDADE (E não culpa, OK. São conceitos completamente diferentes!) sobre tudo o que está acontecendo a você e ao mundo neste exato momento mas as coisas ruins vão continuar acontecendo até que você finalmente compreenda que não é uma perseguição do Universo mas você mesmo que tem atraído esse monte de M%$#@! que está tornando a sua vida um verdadeiro inferno. Se você ainda não despertou para este fato, aproveite esta minha dica e comece a analisar o quanto a sua forma de encarar as coisas tem contribuído para os resultados ruins que você tem obtido e para todo sofrimento que você mesmo vem causando a si e aos outros. Eu fiquei impressionada ao saber que, embora eu tenha encontrado muita gente féladaputa por aí, nenhuma delas conseguiu fazer os estragos que eu mesma já fiz em minha vida.

2 – Deus não é um botão de emergência

d_350_350-14122010172109sn9qsetc6c

É uma grande pena se você só aciona a sua espiritualidade quando as coisas vão de mal a pior. Eu lamento muito por isso mas já adianto que não precisa continuar a ser assim. Deus não é um botão de emergência que você deve acionar apenas nos casos mais desesperadores ou para resolver os seus problemas quando você já perdeu o controle, a paciência e a fé. Deus, ou seja lá como você queira chamá-lo, é uma Força Criadora que nunca se esgota e que está aí para ser acessada a qualquer momento de qualquer lugar do mundo. Não está em um templo, em uma igreja, em uma mesquita, em uma sinagoga, em um objeto sagrado ou na repetição de palavras. Deus está em TUDO e em TODOS e você deveria começar a se conectar com esta Força Divina agora mesmo, do seu jeito. É claro que a meditação, a oração, a observação da vida (lembre-se das palavras de Jesus: “Olhai e Vigiai”), os mantras, o recolhimento, as religiões, os retiros espirituais em locais sagrados, as missas, cultos, reuniões etc e tal, ajudam muito no processo de reconexão mas se você não estiver disposto a entrar em contato com o divino, tudo não passará de uma encenação sem o menor sentido. Se não fosse a prática diária da espiritualidade, não sei se conseguiria sair de 2016 com tanta esperança como estou saindo.

 3 – Valorize suas raízes mas liberte-se das amarras que te impedem de crescer

arvore-com-raizes-linda

Ao mesmo tempo que sua família representa as suas raízes, a base que te nutriu, te proporcionou crescimento e te fez chegar onde você chegou, ela também pode estar intrinsecamente ligada aos espinhos que vem arranhando a integridade de seu ser. Em vez de extirpar a sua família da sua vida, como certamente você já teve vontade de fazer tantas vezes, que tal iniciar um processo de cura que beneficiará a todos? Mesmo que isto seja muito difícil no início, será imensamente transformador cicatrizar tantas feridas abertas que vem sendo deixadas pelos seus ancestrais há tantas gerações, além de romper com crenças, programações e manipulações limitantes que, não permitem que você e sua família floresçam em todas as áreas de suas vidas. Ciente da necessidade de restaurar a saúde e a paz de minha família, resolvi buscar auxílio no processo terapêutico da Constelação Sistêmica Familiar, por meio do qual tenho tido avanços significativos.

4 – A solidão é necessária para uma boa saúde mental

cuiabarecebe1re00901112016163645

Cuidado com o significado que você atribui à palavra solidão. Se você pensa que solidão é o contrário de estar acompanhado, meu amigo e minha amiga, você corre um sério risco de se dar conta que tem passado boa parte de seu tempo cercado de pessoas que não acrescentam nada em suas vidas e quem tem, inclusive, impedido o seu desenvolvimento espiritual. Embora sejamos seres sociais e tenhamos a necessidade de convivermos com outras pessoas, também precisamos de momentos de extrema privacidade e recolhimento, momentos os quais devemos aproveitar para nos regenerarmos e, obviamente, cuidar melhor de nossas vidas. São nessas horas íntimas que somos capazes de nos percebermos melhor como pessoas e notar se está ou não tudo OK com a gente, não no meio da galera toda, no meio da agitação, atrás de uma micareta. É nas horas de recolhimento que Deus fala conosco. Se você, assim como eu, já estiver enveredado no caminho da meditação, já deve estar ciente disso, afinal, ninguém pode meditar por você, não é mesmo?

5 – Devolva ao remetente

6297716989_f2496c9e88_b

Sabe aquela opinião inconveniente que mais parece um mau agouro do que um conselho? Você precisa dela? Esta opinião irá te auxiliar em alguma coisa? Não? Então imagine que esta opinião se transformou em um pacote que chegou pelos Correios em sua casa e não te pertence. E aí, vai ficar com um pacote que não te pertence? Claro que não! Então, DEVOLVA AO REMETENTE. Como na maioria das vezes estas opiniões que murcham o nosso entusiasmo vem diretamente das pessoas mais próximas ou até mesmo das pessoas que mais amamos não seria muito inteligente de sua parte adotar uma postura reativa e agressiva. Você nem precisa fazer nada! Basta ouvir e mentalizar: “Obrigado(a) por compartilhar comigo a sua opinião mas eu não preciso disso. Devolvo ao remetente”. Esta prática também vale para quando você receber qualquer ofensa, hostilidade, pressão negativa e outros emoções desqualificadas. Não aceite, devolva o que não te pertence. É natural que as pessoas que te amam queiram te proteger e te afastar de tudo aquilo que representa um risco, assim como é natural que pessoas que não te amam também queiram te afastar daquilo que faria sua vida deslanchar. Saiba diferenciar o joio do trigo. Muitas vezes, grandes mudanças podem assustar seus familiares mas ninguém melhor que você poderá avaliar se os projetos aos quais você se dispõe a colocar em prática irão trazer mais benefícios ou mais problemas para sua vida. Lembre-se disso e tome para si apenas o que é seu de verdade. 💌

6 – Comece hoje mesmo a aprender sobre o Amor

b194c28322de6c418319b4fa3b540847

Osho nos afirma que, a menos que você ame a si mesmo será capaz de amar outra pessoa. Não é possível saber o que é o amor se você não amar a si mesmo mas, antes de amar a si mesmo, você precisa conhecer a si mesmo senão estará amando o seu próprio ego e o seu ego não é o seu Eu Superior e sim a sua falsa personalidade. Para conhecer a si mesmo e, consequentemente, ser capaz de amar a si mesmo, você deverá começar a meditar, mergulhar dentro de si mesmo e descobrir o que está embaixo desta casca espinhosa e dura que você acumulou durante tantos anos. É apenas na atmosfera do silêncio, da clareza, da paz e do silêncio interior que a flor do Amor é capaz de desabrochar e a primeira coisa que acontecerá é que você será capaz de reconhecer em si mesmo a Divina Presença de Deus e sentirá que o amor – e não a raiva, a competição e o medo – é o seu estado natural. Somente assim será capaz de amar a si mesmo e amar a todos, sem distinção. Até mesmo o amor entre você e seu par será elevado a um outro patamar, o da entrega verdadeira e da união de dois em um só. Esta é uma lição para ser aprendida continuamente, todos os dias de nossas vidas. 💖

7 – Comece agora de onde você está

como-mudar-de-vida-4

Eu sei que você, assim como eu, tem esperado ansiosamente durante muitos anos por uma grande mão invisível que viria para nos resgatar do fundo deste poço escuro o qual viemos parar sabe-se lá quando e por quê. Mas esta mão não virá do modo que você e que eu também pensava que ela viria. Ninguém irá parar você no meio da rua e falar: “Ei, você, vem cá que eu vou transformar a sua vida da água para o vinho!”. Ninguém tem esse poder além de você mesmo. Até mesmo Jesus, quando realizava milagres na vida das pessoas, dizia: “a tua fé te salvou”. Isto significa que se você não acreditar que é possível mudar, não acontecerá nenhum milagre para você. Eu entendo. Você tem esperado o dia perfeito, a oportunidade perfeita, o ano perfeito para transformar sua vida? Pois eu tenho uma boa notícia para você: a hora é agora. Começa de onde você está, com as ferramentas que você tem. Planeje e coloque em prática tudo aquilo que facilitará a sua transição. Algumas mudanças são mais rápidas outras podem requerer um pouco mais de elaboração mas em ambos os casos, a mudança que mudar sua vida para melhor dependerá muito mais da sua ação do que de quaisquer circunstâncias externas. Dá pra mudar de vida, sim! O que tem impedido você de sair desse poço escuro e profundo para uma vida mais plena e satisfatória são os seus medos, as suas crenças limitantes, o apego ao passado, a sua resistência à mudança, a sua falta de fé em si mesmo e no poder infinito da Força Criadora ✨. Acho que você já deve ter percebido que tem muito trabalho pela frente, não é mesmo? Então, mãos à obra! Veja este vídeo para saber mais sobre como começar a acessar esse poder interior.

8 – Desentralhe sua vida

tralhas

Você tem muitas coisas velhas, tais como: objetos e eletrodomésticos quebrados; remédios e cosméticos vencidos; roupas e sapatos que não servem mais; projetos inacabados; cd´s, filmes, jogos, livros, que você não leu e que nem passa pela sua cabeça lê-los; brinquedos do tempo que você era criança; váaaaaarias Tuppeware sem tampa; panelas sem cabo; ferramentas quebradas; brincos e meias sem par; uma casa cheia de coisas que você não precisa e não quer mas não tem coragem de se livrar? Se você respondeu sim e fez, inclusive, uma lista mental de vários destes itens que citei acima, pare agora mesmo e comece a desentralhar a sua vida AGORA. Não é superstição. Quando você retém algo, quando você acumula objetos obsoletos, quando você não doa e não joga fora o que não te serve mais você também envia um recadinho pro Universo de que você já tem tudo o que você precisa e não precisa de nada novo em sua vida. Acho que agora tá explicado porque as coisas não estão deslanchando…

9 – Ter sucesso é ser feliz

frases-de-sucesso-frases-fofas-de-sucesso

Você não é um ser inacabado e sim um ser em constante transformação. Se você começar a olhar para a vida como um grande campo de possibilidades que se renovam a cada dia, seus dias serão mais leves e você terá mais leveza e coerência ao fazer as suas escolhas pois você não fará as escolhas que faz por medo e sim por amor. Isto muda tudo! Quando escolhemos algo ou deixamos de escolher por medo (medo de falhar, medo de perder, medo de não ser competente o suficiente, medo de ser ridicularizado, medo da mudança) estamos sendo injustos com a energia sagrada que nos habita. Nós somos capazes de mudar a nossa realidade se assim quisermos bem lá no fundo dos nossos corações. Nós viemos aqui neste mundo para desenvolver ao máximo o nosso potencial e não para atender às expectativas alheias e atender aos pré-requisitos sociais deste sucesso padronizado que a sociedade está nos impondo. Como disse o mestre Dalai Lama: “O planeta não precisa de mais pessoas bem sucedidas. O planeta precisa desesperadamente de mais pacificadores, curadores, restauradores, contadores de histórias e amantes de todos os tipos”.

10 – Não alimente os monstros criados pela mente coletiva da humanidade

129b7bdb9766f431668cd86a17a3f46325866c9d_m

Quando eu falo pra alguém que eu parei de assistir TV e de acompanhar páginas de conteúdo informativo a maior parte das pessoas se assustam por dois motivos: primeiro porque sou jornalista e segundo porque elas pensam que a única forma de manter bem informado é por meio destes canais. O fato é o seguinte: não considero necessário consumir 90% de informações desnecessárias e inúteis (sensacionalismos, fofocas de celebridades, crimes, exploração noticiosa de tragédias) só para ter acesso aos 10% de informações relevantes. Quando quero e preciso saber mais sobre um determinado assunto, procuro pesquisar a respeito pois além de poder avaliar diferentes versões do mesmo fato e poder contrastar isto com explicações mais embasadas. Assim, ficarei mo mínimo possível exposta às influências da energia negativa e destrutiva da coletividade. Ah, não sabe do que estou falando? Duvido! Quem é que não ficou INDIGNADO com o tamanho do potencial de ódio do ser humano ao ler aqueles comentários que se multiplicam às centenas naquelas notícias ruins que falam sobre crimes, grandes tragédias, escândalos políticos, posicionamentos ideológicos antagônicos, entre outras coisas… Gente, é disso que eu tô falando: pobreza de espírito. Pra quê você vai nutrir a sua mente com este tipo de coisa? Pra quê você vai acompanhar o que dizem e o que pensam estas pessoas? Pra quê você vai se envolver em bate boca (seja virtual o na vida real) com aqueles que NÃO QUEREM melhorar a própria vida e construir um mundo melhor? Pra quê? Agora que você já sabe que isso não tem nenhuma serventia para você, que tal você começar a dar um UP ⬆ na sua energia e buscar pessoas que estão nessa mesma sintonia?

Quer mudar sua vida para melhor e não sabe como fazer? Que tal abrir a sua mente e conhecer o trabalho destas pessoas que se transformaram verdadeiras bússolas em minha caminhada diária: Márcia LuzDr. Lair RibeiroPaula AbreuFlávia MelissaMovimento Natural VibeSri Prem BabaMonja CohenLuz da SerraAmanda DreherBruno J. GimenesArly CravoGasparettoGisela VallinMaura AlbanesiCoach Raquell MenezesRegina TavaresKarla de AraújoLaércio FonsecaAlessandra GeraldiMaurício SampaioZen Viver Terapias.

Não espere 2017 chegar, comece hoje mesmo a mudar a sua vida e compartilhe aqui os seus resultados. 😉

Boa sorte!

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s