Que tal aprender a fazer uma deliciosa “pizza di patate”? (Receita italiana 🇮🇹❤)

Enquanto na Itália o frio começa a dar uma trégua e dá lugar à Primavera, o clima brasileiro começa a esfriar e aí bate aquela vontade ~marota~ de experimentar pratos mais substanciais e mais quentes, não é mesmo?

Então hoje vou dar uma dica de um prato muito simples que vai deixar toda família feliz e pratos bem limpinhos (pois todo mundo vai comer até o último pedaço).

O meu amore gosta TANTO deste prato que pediu para a mamma dele me ensinar a fazer (que responsabilidade!!! 😱). No início fiquei super receosa de ser uma daquelas receitas tradicionais que exigem habilidades culinárias feat. super poderes mas quando coloquei a mão na massa vi que é POSSÍVEL de ser realizada e fica UMA DELÍCIA. 

E aí, vamos começar?

Separe os seguintes ingredientes para fazer a deliciosa Pizza di Patate

  • 6 batatas médias
  • 4 ovos
  • 2 colheres de maisena 
  • 100g de queijo parmesão para a massa
  • 100g de queijo parmesão para polvilhar e gratinar
  • 50g de manteiga
  • 3 a 4 fatias de presunto cozido (pode ser retalhos ou sobra de presunto também)
  • 50 a 70g de queijo mussarela ou algum outro de sua preferência (eu usei caciocavallo e un pouco de maarsdam pois são queijos que derretem bem)
  • Farinha de rosca para polvilhar. 💡 Dica: use aquele pãozinho seco que sobrou do café-da-manhã. Basta colocar no forno a fogo baixo por 20-30 min e depois ralar o pão até obter uma farinha uniforme. 
  • Assadeira pequena a média
  • 1 dente de alho pequeno amassado 
  • Sal a gosto 

A primeira coisa que você deve fazer – e que não tem segredo nenhum – é fazer un pequeno trabalho de marujo: lavar bem e descascar algumas batatas. Feito isso, corte-as ao meio e coloque-as para cozinhar junto com o alho amassado por pelo menos 30 minutos para que fiquem bem macias. Para uma família pequena, de até 4 pessoas, sugiro que sejam utilizadas 6 batatas médias. 

Passado o tempo de cozimento das batatas (que devem estar bem macias) amasse-as bem com um garfo ou use um belo espremedor de batatas que irá facilitar o seu trabalho e evitar a fadiga. Ah, já ia me esquecendo. Enquanto prepara a pizza, ligue o forno a 180° e preaqueça por no mínimo 20 minutos.

Adicione 4 ovos, 2 colheres de maisena, o parmesão e um pouco de sal e misture bem até formar uma massa lisa.

Agora, unte bem a assadeira e coloque a primeira camada de batatas com o auxílio de uma colher. A primeira camada deve corresponder à metade da massa obtida. A outra metade deve ser reservada em quantidade suficiente para cobrir depois.

Sobre a primeira camada, coloque alguns pedacinhos de manteiga. A manteiga serve para deixar a massa ainda mais macia e saborosa.

Espalhe o presunto por toda estensão da massa…

… e adicione também o queijo que, como pode ser visto na foto, deve estar bem distribuído. 👍

Com uma colher ou uma espátula de silicone (para não desperdiçar nada) coloque a 2° camada de massa que irá cobrir a Pizza di Patate. Faça com a massa ainda quente para que você consiga espalhar com facilidade. 

Para espalhar a massa e deixar a superfície bem lisinha o segredo é usar o lado côncavo da colher e ir pressionando a massa levemente até que ela preencha toda a assadeira.

Viu como fica tudo lisinho? 👍

Agora é a hora de dar o toque final e para isto precisaremos de nada menos do que a espetacular MANTEIGA! 

É só repetir o procedimento do início do preparo: espalhar pequenos pedacinhos de manteiga por toda a massa. 

Agora chegou a parte que eu mais gosto: polvilhar queijo parmesão ralado por tudo! Claro que, tudo tem limite né, gente… Por exemplo; aqui no Sul da Itália é considerado um pecado mortal colocar queijo ralado em pratos a base de peixe e frutos do mar. Portanto, se aquele restaurante italiano que você frequenta servir uma pasta alle vongole coberto de queijo, troque urgentemente de restaurante. 😂

Depois do queijo parmesão é a vez da farinha de rosca, que aqui na Itália é chamada de pangrattato. Ela serve para dar um toque crocante e dourado à pizza. 

A esta altura, seu forno já deve estar bem quente. Coloque a assadeira no forno e após 30 a 40 minutos sua Pizza de Patate de receita italiana já estará pronta.

Depois me contem como foi a experiência (e se aprovaram o sabor!).

Buon appetito!

🇮🇹❤

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s