Porque os brasileiros não foram feitos para o inverno europeu

Faz uma semana que estou na Itália e este ano o inverno tem sido bem rigoroso em quase toda Europa. Se, por um acaso do destino, eu tivesse aterrisado nas primeiras semanas de Fevereiro neste momento não teria forças para escrever já que estava tudo coberto de neve por aqui e eu estaria congelada. E, só para que vocês tenham uma pequena ideia, eu não me encontro perto da Suíça mas no Sul da Itália, um lugar onde a neve não é uma coisa usual.

Embora eu realmente deteste o calor infernal do Brasil – que deixa o corpo cansado e faz as noites se tornarem insuportáveis sem o auxílio de um bom ar condicionado de temperaturas glaciais – não posso dizer que eu amo o inverno europeu e não sei se amarei algum dia. 

A grande maioria dos brasileiros, na qual também estou incluída, diz que ama o inverno justamente por não saber o que é VIVER no inverno. Uma coisa é curtir uma semana de férias durante uma viagem internacional em um hotel razoável com o aquecedor ligado no máximo e beber todos os dias (afinal, férias é jaca total, né?!) e outra é tentae estabelecer uma rotina prazerosa quando as temperaturas estão abaixo de 5°. Vamos aos fatos:

1 – Definitivamente, a NEVE não é legal

Se você não é um esquiador profissional, muito menos um Husky Siberiano, a neve é um saco. Congela os encanamentos das casas, torna as estradas perigosas, faz a gente ter que usar sapatos bizarros e faz qualquer atividade se tornar um verdadeiro desafio. A combinação neve + vento é uma coisa do capiroto. 😈❄

2 – Ir no banheiro é uma TORTURA

Como não transpiramos muito nos dias frios é natural que tenhamos que ir mais vezes ao banheiro e, por mais que você queira evitar ao máximo as idas ao banheiro (o que não é nenhum pouco saudável e pode até te causar infecções na bexiga), não há NADA que possamos fazer para evitar o terrível encontro do bumbum com o assento sanitário. 

3 – Tomar banho deixa de ser relaxante e se torna um verdadeiro HORROR

Se no Brasil a gente ama tomar um belo banho relaxante e aproveita para soltar a voz, aqui a verdade é que o banho começa a ser um momento que você faz de tudo para retardar. Não sei dizer o que é pior: tirar a roupa, esperar a água esquentar, regular a temperatura da água (pra não se queimar), ter coragem de sair do banho ou se enxugar. Decidam entre vocês.

4 – É bem provável que façamos combinações RIDÍCULAS

Por estarem acostumados a baixas temperaturas desde pequenininhos, os europeus conseguem manter a elegância no inverno e não se vestem até ficar como um urso polar. No entanto, a nós que nascemos abaixo da linha do Equador, este frio é algo que chega a doer nos ossos. Na tentativa desesperada de nos manter aquecidos, surgem looks bem bizarros e chega um momento que você considera uma boa ideia sair de casa usando o pijama flanelado por baixo da parafernália toda. Sem contar as 4 meias calças e uma legging por baixo da calça que também são um hit.

5 – As roupas simplesmente NÃO SECAM no varal

A primeira coisa que descobrimos quando lavamos roupa aqui na Europa é que não sabemos quando a roupa ainda está molhada ou está apenas gelada. Por demorarem MUITO mais tempo que o normal para secarem (caso você não tenha uma secadora), o ideal é que você lave quantidades menores de roupas por vez aproveite para secar as peças mais pesadas colocando-as próximas às janelas ou perto do aquecedor. 

6 – Aceitar o fato de que as 17hs já escureceu

Esta, para mim, é uma das coisas mais complicadas do inverno europeu. Você acorda, se prepara para ter uma giornata fantática e produtiva e, assim, de repente, o dia já se foi e está tudo escuro. Do nada. É meio brochante para nós que somos seres solares mas, com o tempo, se acostuma. 

7 – Jura que VAI FAZER MAIS FRIO? 

Se por um acaso vemos na previsão do tempo de algum telejornal que a temperatura vai cair mais é como se algo gritasse dentro da gente: #QualANecessidadeDisso? 

8 – O bendito NARIZ VERMELHO

Não importa se você é praticamente a rainha dos tutoriais de maquiagem ou manja das combinações de sombra e batom, o centro das atenções de seu rosto será sempre o nariz vermelho e, se você não cuidar da pele com uma boa camada de Bepantol ou Óleo de Rosa Mosqueta antes de dormir é bem provável que em pouco tempo seu rosto todo esteja “queimado” e hiper sensível. Aí, nem maquiagem salva. O mesmo vale para os lábios que sofrem horrores com o frio.

9 – Fica difícil ser SEXY

Sabe aquela lingerie maravilhosa ou aquela underwear caprichada? Pois é, ela vai estar bem UNDER, embaixo de quase uma tonelada de lãs, malhas, casacos, meias e etc. Despir-se disso tudo antes de partir para ação é quase como a mesma sensação que a ovelha tem quando é tosquiada. 😅

10 – Comer saudável é para os fortes

Se no Brasil é possível ser musa fitness durante todas as estações do ano, aqui é praticamente uma missão impossível. Como resistir aos pratos típicos e calóricos do inverno? Nem o gelato a gente perdoa! 🍦🍨

**

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s