🎅 Bolachinhas amanteigadas de chocolate para alegrar o seu Natal e presentear 🎄

25cb0452683a7e658b65951416e2088d

Além do tradicional panettone, invenção italiana que de uns anos para cá se popularizou na sua versão de chocolate – o chocottone – e também no maravilhoso panettone trufado (é ou não é uma perfeição natalina?), esta época do ano também é propícia para apreciar as tradicionais bolachinhas amanteigadas que tem aquele delicioso sabor de infância.

Lembro-me que quando era criança, não só no Natal mas em qualquer outro período do ano, nunca faltavam bolachinhas em casa. Minha avó e minha mãe faziam diferentes receitas desta iguaria; bolachinhas de nata, bolachinhas de pinga, bolachinhas de leite condensado… uma vez que se comia a primeira era praticamente impossível parar. As de Natal, no entanto, tinham um sabor especial. Eram acrescidas de chocolate, castanhas, tinham aquele perfume aconchegante da baunilha e claro, um ingrediente mágico: o alegre e festivo espírito natalino.

Um dia desses, enquanto pensava nas possíveis opções de presentes para meus familiares (e no orçamento apertado! 💸💸💸) tive a ideia de fazer estas bolachinhas para presenteá-los dentro de uma caixinha bem divertida que encontrei por acaso enquanto navegava pela internet e que, irei compartilhar com vocês muito em breve.

A receita de bolachinha que escolhi é muito simples e atende a duas características que prezo muito: leveza e sabor.

biscoito-natalino-2_web

Bolachinhas amanteigadas de Natal 🎅

Ingredientes:

  • 250 gramas de manteiga (já amolecida)
  • 1 lata de leite condensado
  • 1 ovo
  • 50 gramas de cacau em pó
  • 250 gramas de farinha de trigo
  • 250 gramas de maisena
  • 100 gramas de castanha (do Pará ou outra de sua preferência) triturada
  • 1/2 colher de chá de bicarbonato em pó
  • 1 colher de chá de fermento em pó
  • 1 pitadinha de canela em pó (ou cardamomo em pó)
  • 1 colher de chá de essência de baunilha (desta vez usei a de Amarula.

Modo de Preparo:

  1. Um dia antes, misture todos os ingredientes, sove a massa para ficar bem homogênea e forme uma bola. Envolva-a em um filme plástico e guarde na geladeira para que a massa descanse por uma noite 🌃.
  2. Com a ajuda de um rolo, estique a massa sobre uma superfície lisa (pode ser o mármore da pia da cozinha) para que ela tenha pelo menos 1cm a 1,5cm de espessura e corte as bolachinhas com os cortadores de sua preferência. 💡 Caso não tiver nenhum cortador, pode usar uma xícara de café pequena ou aqueles copinhos de dose (shot) para cortar em formato de bolinhas. Feito isso, pegue os retalhos de massa, enrole novamente, estique e corte outra vez.
  3. Preaqueça o forno a 170ºC.
  4. Forre uma forma com papel manteiga.
  5. Acomode as bolachinhas com um espaço de dois dedos entre elas para que possam crescer. Elas não crescem muito mas é bom evitar colocá-las muito próximas senão elas podem grudar umas nas outras e, desta forma, não ficarão bonitinhas.
  6. Asse por cerca de 15 minutos, observando a potência do seu forno. Se seu forno for daqueles beeeem potentes, o tempo deverá ser menor. Fique de olho no tempo para não deixar que elas queimem. 🕙
  7. Retire a forma do forno e deixe que as bolachinhas esfriem naturalmente. Durante esse tempo de espera, elas continuarão assando e chegarão ao ponto certo. Se você estiver sendo auxiliado(a) por uma criança, tome cuidado para que ela não se queime, ok?!
  8. Depois de esfriar totalmente você poderá acondicionar as bolachinhas em potinhos, latas ou mesmo saquinhos decorados.
biscoito-chocolate-simples-facil-3
Na falta de cortadores, use copos de dose (shot) ou pequenas xícaras para cortar as bolachinhas. 

Deixe seu comentário!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s