13 (de mais de MIL) motivos para você AMAR um gato preto

Gatos pretos – e de todas as outras cores – são uma excelente companhia, ao contrário do que algumas pessoas (que provavelmente nunca tiveram um) dizem. Quem convive com bichanos sabe que eles fazem um bem danado pra saúde, são inteligentes, carinhosos e divertidos. Principalmente os pretinhos básicos. Você duvida? Então acompanhe nosso post e veja porque você deve adotar um gato preto.

1 – Boas vibrações, literalmente!

Já se sentiu melhor depois de acariciar um gato? Isto pode ter uma explicação científica. Estudos recentes mostram que a frequência do ronronar dos gatos – aquele som que fazem quando estão felizes – ajuda ossos e músculos a sarar. Esta “tecnologia” felina está sendo estudada para que logo possa ser usada para ajudar astronautas a manter sua massa muscular e densidade óssea no espaço.

27195042664576.gif

2 – Fazem bem pra sua saúde

A companhia de um gato também pode te ajudar a relaxar e a melhorar a sua pressão arterial, colesterol e até o estresse.

86e311473058ecdcb675448efa6970cf
Antidepressivo, ansiolítico, reduz o colesterol e acalma os nervos. Sem contra indicação!

3 – Fazem bem para a saúde de crianças e bebês

Pesquisas demonstram ainda que expor crianças regularmente a gatos ajuda a prevenir diversas doenças respiratórias, como a asma. O contato desde cedo também pode evitar que recém-nascidos desenvolvam alergias. O motivo? Ter um gato em casa fortalece seu sistema imunológico. Veja que lindinho esse vídeo que mostra a habilidade de um gatinho preto em acalmar um bebê e fazê-lo dormir. E se você achar que é mera coincidência, veja também este vídeo onde um gatinho muito lindo brinca com um bebê (com direito a amassar pãozinho…).

4 – Fazem bem para o Meio Ambiente

Nós amamos cachorros, mas os gatos levam a melhor quando o assunto é o impacto no Meio Ambiente. Uma pesquisa de 2009 investigou a pegada ecológica dos animais de estimação. Foi calculado quanto de carbono é emitido para a produção de ração de cada espécie. Por consumirem porções geralmente menores e por se alimentarem mais de peixe do que de produtos com milho ou carne bovina, os gatos foram considerados “melhores” para o meio ambiente em comparação aos cães.

fabinaaduque
Ecologicamente correto.

5 – Nos ensinam a ter mais empatia

Crescer em um lar com animais ajuda crianças a desenvolver habilidades sociais e empatia. No caso dos gatos, observou-se uma melhor compreensão do que outros estão pensando e sentindo. Isto significa que, antes de agir, as crianças levam em consideração como as suas ações vão afetar os outros.

26678670500_47258f7b3d

6 – São extremamente sociáveis

Seja com outros gatos ou pessoas, os gatos pretos são mais amigáveis e vivem bem em grupos.  Mesmo sendo mais simpáticos do que os gatos de outras cores, os gatos pretos são vistos pelas pessoas como anti-sociais, de acordo com um estudo conduzido pela Universidade de Berkeley, na California.  Tais percepções podem contribuir às estatísticas que apontam gatos pretos como sendo os menos adotados e mais sacrificados nos Estados Unidos.

Porém, vale notar que os gatinhos pretos são extremamente amáveis e, como outros gatos, se espelham na rotina e comportamento dos seus donos.

maxresdefault

7 – Lidam melhor com ambiente populosos

No seu livro, a especialista em comportamento animal, Temple Grandin, menciona que os gatos pretos lidam melhor com ambientes populosos.  Seja em uma cidade movimentada ou em uma casa com diversos animais, os gatos pretos tendem a se adaptar a esses ambientes melhor do que os gatos de outras cores.

Por onde eles vão, os gatos pretos deixam um legado.  No antigo Egito, eles eram adorados e ter um gato preto em casa era considerado um símbolo da sorte.  Hoje no Japão, esses animais também são considerados sortudos.

Por mais que os gatos pretos lidem bem com outros animais e pessoas, é sempre interessante oferecer um lugar seguro para eles ficarem.  Colocar uma cama como essa em um lugar escondido ou elevado como em cima de um móvel, por exemplo, permite o gato a observar o que está acontecendo ao seu redor sem ser visto, o que pode ajudá-lo a se sentir seguro e protegido.

gatos661

8 – Eles são mais inclinados a viver em comunidade do que os outros gatos

Naturalmente, os gatos pretos são mais inclinados a viver em comunidade do que gatos de outras cores.  Eles são mais tranquilos do que os outros gatos e isso os fazem animais ideais para terem em casa. Para donos que recebem bastante visitas, o gato preto pode ser a opção desejada entre as outras cores de gatos, por conta dessas características.

Ter vários em gatos em casa tende a trazer muita alegria para os donos.  Afinal, dois gatos não necessariamente dão mais trabalho do que um só mas normalmente trazem mais do que o dobro da alegria.  Porém, nessas horas, o cheiro das fezes dos gatos pode ser um problema.  Por isso, o ideal é oferecer pelo menos uma caixa sanitária por animal e limpar as caixas com bastante frequência. Areias sanitárias como essa que é feita de fibras vegetais e pode ser descartada no vaso sanitário, podem ajudar a manter as caixas sempre limpa e a casa sem mal odor.

cat-cafe-gatos-negros-2.jpg

9 – Eles ficam menos assustados do que gatos amarelos

A Sra. Grandin também menciona outros estudos que mostram que os gatos laranjas são naturalmente mais reativos do que os pretos.  Isso por que os gatos laranjas sentem mais medo e esse medo, por consequência, pode gerar a reatividade.

Os genes que causam os gatos amarelos a serem mais tímidos e medrosos é herdado. Sendo assim, mesmo reduzindo o medo nesses gatos, é difícil eliminar por total a sua timidez.  Pelo fato dos gatos pretos não terem esse mesmo nível de timidez, eles são naturalmente mais amigáveis com outros animais e pessoas.

gato-com-pelo-arrepiado.jpg

10 – Apesar de ter um gene recessivo, os gatos pretos se proliferam mais

O pelo preto é um gene recessivo. Porém, mesmo com esse gene, os gatos pretos se proliferam. Um dos motivos é que o gene de pelo preto também carrega uma vantagem importante para esses gatos.  De acordo com o Sr. Stephen J. O’Brien, do Projeto de Genoma Felino, é possível que a mutação que gera pelo preto também crie uma imunidade contra vírus na família de HIV felina.

O gene, que também deixa os gatos pretos mais pacíficos, pode ser responsável pela sua habilidade de acasalar com outras fêmeas. Enquanto os gatos mais agressivos, como os gatos amarelos, gastam seu tempo brigando com outros gatos para serem os primeiros a acasalarem com as fêmeas, os gatos pretos aguardam pacientemente à sua vez.  Com essa estratégia, eles não se machucam tanto em brigas e continuam a proliferação de filhotes com pelo preto. Por isso, se você não tem intenção de ter uma turma de pretinhos, deve castrar o seu o quanto antes!

black-cats-pictures-8

12 – Te ajudam a manter a elegância

Além de serem muito bonitos e combinarem com tudo, os gatos pretos tem uma outra característica que agrada as pessoas que gostam de se vestir com elegância: eles não deixam a roupa preta toda cheia de pelos (….pelo menos aparentemente)

61131a115aa0490b48518ffd71bd4a3a

12 – São símbolo de sorte e proteção

Nem sempre existiu essa tradição boba da má sorte associada aos gatos pretos, muito pelo contrário. Desde sempre foram considerados animais sagrados. No Antigo Egito se acreditava que o gato preto possuía qualidades divinas e, por isso, estavam relacionados com o culto à Bastet, a deusa da fertilidade. Em outras épocas da história, a crença era de que um dupla recém-casada que via um gato preto tinha assegurada a prosperidade na vida matrimonial. Os marinheiros também acreditavam que se levassem um gato preto a bordo isso lhes daria boa sorte. 

No entanto, estas considerações em relação aos poderes mágicos dos gatos pretos mudaram na Idade Média, onde eles passaram a ser relacionados com bruxaria e feitiçaria. Então, se passou a crer que os gatos pretos eram, na realidade, bruxas transformadas e, por isso, os bichanos dessa cor passaram a ser perseguidos, caçados e mortos. Felizmente, nos dias de hoje, esta imagem dos gatos pretos já foi modificada e as pessoas mais esclarecidas já sabem que gato preto nunca deu azar e sim muita sorte e amor.

a37ab50d45a6b45b5b530fcb3d8bb9c9.jpg

Fonte: Com informações de Link Animal e Word Animal Protection. 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s