10 coisas nas quais o Brasil 🇧🇷 é nota 10 👍

No último post, mostramos alguns pontos bem negativos de nosso país verde e amarelo. Como prometido, hoje nós falaremos sobre as coisas boas do Brasil, das quais não só devemos nos orgulhar como também valorizar e mostrar para o mundo todo como um exemplo a ser seguido. Vamos lá!

1 – O Brasil é #top em coisas que você nem imagina

186

Não é só de gols Brasil é campeão. Para provar isso, resolvi reunir neste tópico algumas informações que provam que, apesar de todos os problemas, nosso país também é ávido por inovação e  possui grande competitividade frente a outros países. Pouca gente sabe mas o Brasil: é o 2º maior mercado de telefones celulares do mundo, com 650 mil novas habilitações a cada mês; o único país do Hemisfério Sul que participa do Projeto Genoma; é exemplo mundial no combate à AIDS e doenças sexualmente transmissíveis; é o segundo maior mercado em helicópteros comerciais; líder mundial em segurança da informação e detecção de malwares, o que nos garante um dos sistemas bancários mais modernos (podemos realizar as mais diversas transações financeiras online pela internet, sem precisar ir ao banco enquanto que, em muitos países, como nos EUA, por exemplo, isto não é possível sem demorar dias ou precisar utilizar cheques) e seguros do mundo;  um dos países que, entre os países desenvolvidos, possui o maior número de empresas com certificado de Controle de Qualidade (ISO:9001): temos aproximadamente 6.890 empresas enquanto que o México tem apenas 300 e a Argentina 265; é um dos maiores mercados editoriais do mundo e publica pelo menos 50 mil novos livros por ano; é campeão em criatividade e possui um dos maiores números de prêmios de publicidade.

2 – O melhor do Brasil é o brasileiro!

1jul2017-gloria-maria-viajou-ate-a-jamaica-para-mostrar-no-globo-reporter-a-cultura-e-tradicoes-do-pais-onde-o-uso-de-maconha-e-permitido-para-fins-religiosos-ocios-do-oficio-a-jornalista-1467477
Não perdoaram nem a reportagem que a Gloria Maria fez sobre a Jamaica!

O brasileiro leva essa coisa de humor tão à sério que quem inventou aquele ditado “perde o amigo mas não perde a piada”, certamente o fez para algum cidadão do Brasil. Na verdade, a gente faz piada (clique nos links para morrer de rir) com: epidemias internacionaistragédias coletivasquestões complicadas do Vestibulardificuldades financeirasa dureza da vidanomes engraçadoso descaso na administração públicaa Operação Lava Jatoplacas de trânsitoproblemas técnicosreligiãocriminalidade e muito mais que você possa imaginar. A zueira do brasileiro não tem limites MESMO. 😂 😂 😂 😂

3 – O Brasil possui férias remuneradas de 30 dias!

partiu

Pergunte a um americano o que ele acha de poder gozar de 30 dias de descanso remunerado e depois venha nos contar o que ele respondeu… Pois é, pessoal, apesar de todos os pesares no que se refere ao mercado de trabalho brasileiro, as diferenças salariais gritantes e a dificuldades de progredir na carreira em um país que não valoriza o empenho e a experiência profissional do trabalhador, ter férias remuneradas de 30 dias garantida pelas Leis Trabalhistas é um privilégio que dificilmente você encontrará em outro lugar que não seja o nosso Brasil brasileiro. Os EUA, maior símbolo do capitalismo e das “boas condições” de vida não é muito generoso em suas leis trabalhistas. Por lá as relações de trabalho são definidas por contrato e não por uma lei. Licença maternidade garantida por lei? Esqueça! Isso irá depender das leis estaduais (que variam muito nos EUA) e do que foi combinado entre o empregado e a empresa. A regra geral é de que a mãe tenha até 12 semanas de licença para cuidar de seu pimpolho SEM REMUNERAÇÃO durante o período (isso mesmo: no money!) e sem garantia de estabilidade.

4 – Yes! Nós temos rodízio!

4-ort6d_sld
Alguém disse COMIDA?

Quer ganhar a inimizade de um italiano? Peça uma pizza meio a meio! Isso não #ecziste (Saudades, Padre Quevedo!) na Itália e, até onde eu saiba, não existe em nenhum outro lugar onde pizza é pizza de verdade (sentiram o veneno né hahahah). Bom, além de poder comer a democrática pizza dois em um, o Brasil te dá o privilégio de sair de um restaurante quase rolando depois de pedir um rodízio. Isso mesmo: RODÍZIO! Pra quê comer apenas UM SABOR ou UM PRATO se você pode experimentar TODAS AS DELÍCIAS daquele restaurante japonês / pizzaria / churrascaria / pastelaria / etc? Sem falar naquela pista fria em que você faz jus ao termo “self service“, um tipo de coisa que um americano, por exemplo, não encontra lá na terra do Tio Sam.

5 – O serviço dos restaurantes brasileiros é excelente

5347ea15a2dda52f97bf7cd36d20602f67e4025bd95c9
Salve, simpatia!

Garçons sorridentes, simpáticos e solícitos é uma marca registrada do serviço dos restaurantes do Brasil. Nossos garçons não tem igual. Eles são ‘camarada’, compreensivos pra caramba (quase psicólogos!), mestres em dar um jeitinho naquele pedido que não saiu conforme a encomenda, fazem adaptações incríveis pra agradar a clientela – meia porção de filé sem mostarda com catupiry e meia calabresa sem cebola, ok?  – e MEGA pacientes com os bêbados inveterados ou os chatos de carteirinha. Para mim, o garçom que atende a clientela brasileira está preparado para trabalhar (e ser muito bem sucedido, diga-se de passagem) com a clientela de qualquer lugar do mundo.

6 – O Brasil é 10 em higiene pessoal

higiene-personal-1
Graças a Deus, que também é brasileiro. 

Claro que toda regra tem sua exceção mas, se podemos nos vangloriar de alguma coisa que tenha a ver com nossos hábitos culturais, esta coisa chama-se necessidade de tomar pelo menos um banho ao acordar e outro antes de ir dormir. Me desculpe os que não são muito amigos do chuveiro mas banho é FUNDAMENTAL. Num país em que a primavera já inicia com temperaturas que beiram os 40° tomar banho diariamente deveria ser uma lei, assim como trocar de roupas. É uma falta de respeito (com a humanidade, eu diria) supor que as outras pessoas devam aceitar numa boa o seu mau hálito ou aquele cecê que torna o metrô insalubre já nas primeiras horas da manhã. É uma verdadeira falta de vergonha na cara, na verdade, já que sabonete ou desodorante existem para serem usados. Certa vez, quando almocei em um restaurante de uma famosa vinícola chilena, me vi obrigada a mudar de lugar ao sentir o forte odor   ̶d̶e̶ ̶s̶o̶v̶a̶c̶o̶ ̶r̶a̶d̶i̶o̶a̶t̶i̶v̶o̶  que vinha de algum dos três executivos franceses que ocupavam a mesa ao lado. Apesar de todos os meus esforços em manter a concentração eu não conseguia lutar contra a ação do vento que, toda vez que soprava em minha direção, quase me fazia DESMAIAR. Sem exagero, a coisa era insuportável. A outra ocasião em que eu me vi suando frio e de estômago embrulhado foi na Itália quando, ao visitar a Igreja de Santa Clara, em Assis, fui surpreendida por um grupo de freiras que, ao passar por mim, deixaram um rastro que tornou o ar irrespirável 😷.

7 – O povo brasileiro é afetuoso

pegapega_abraco-1024x819

Você não abraçaria tanto o seu pai se ele fosse japonês. Você não abraçaria uma pessoa que você acabou de conhecer (seja ela uma criança, um adulto ou uma pessoa idosa) se ela não fosse IMPORTANTE para você. O abraço significa isso: que aquela pessoa é realmente cara e importante para você. Isso é coisa de brasileiro, um hábito difícil de traduzir para outras línguas. Embora pareça muito estranho e íntimo demais para outras culturas, o hábito de abraçar é transformador: a troca de calor e afeto entre aquele que abraça e aquele que é abraçado, aproxima e muda para melhor as relações entre as pessoas. Chega a ser meio estranho para nós brasileiros que nos relacionamos com pessoas de outras nações a falta de importância do contato humano. É como se, para nós, brasileiros, o amor, o carinho e a atenção, só fosse completo se viesse junto com um um afago.

8 – O “jeitinho” e a força de vontade dos brasileiros deveria ser exportado

1-resiliencia

Se, de um lado, o tal “jeitinho brasileiro” nos envergonha e expõe que não somos acostumados a seguir regras, de outro ele expõe uma característica muito particular deste povo que não foge à luta: a imensa capacidade de buscar outros caminhos para se conseguir aquilo que desejamos. Enquanto que os estrangeiros se estressam e desistem já no primeiro “perrengue”, nós brasileiros conseguimos sempre acreditar que, mesmo nas piores situações, há sempre uma saída. Nos esportes, na música e até no mundo da moda o que não faltam são histórias de superação que são verdadeiros exemplos da resiliência do brasileiro. Só para citar, cito a história de Ubirajara Silva, ou Bira, que em 2007 se tornou conhecido por meio do noticiário. Cansado de sofrer maus tratos em casa foi parar nas ruas de Recife mas nunca desistiu de querer um futuro melhor. Com o dinheiro dos bicos que fazia e também das esmolas que recebia, ele comprava comida e frequentava lan houses, até que um dia ele soube de um concurso do Banco do Brasil, se inscreveu e começou a estudar em bibliotecas públicas. Adivinhem o que aconteceu: ele não só passou no concurso como superou mais de 19 mil candidatos. Bira é um entre muitos casos de brasileiros que, mesmo no pior cenário possível, se recusaram a entregar os pontos e desistir.

9 –  A hora do almoço dos brasileiros causa inveja nos gringos

SapoAlmoco.jpg
E não é que dá mesmo?

A hora do almoço é sagrada para os brasileiros. Graças à tradição mediterrânea trazida ao Brasil por portugueses, italianos e espanhóis o almoço é a principal refeição do dia. Mesmo que você more longe da família e não tenha o privilégio de almoçar com os seus pais ou com seus filhos, você terá uma pausa que varia de uma a duas horas, na qual você pode comer a refeição mais importante do dia e recuperar o fôlego para concluir seu dia de trabalho. Apesar de parecer natural ter uma a duas horas inteiras para almoçar (e ser um direito garantido pela legislação trabalhista brasileira), nos EUA, na Nova Zelândia, na Inglaterra e na Holanda, isso soa como um privilégio. Nestes países almoçar é a mesma coisa que engolir um sanduíche na mesa de trabalho.

10 – A floresta Amazônica e a natureza exuberante do Brasil

bandeira
Pátria amada, Brasil. 

Cobiçada pelo mundo todo devido à riqueza de sua fauna e flora, a Amazônia (que, diga-se de passagem é MUITO NOSSA) funciona como um filtro atmosférico gigante, que suga o dióxido de carbono da atmosfera e contribui com a melhoria do ar que respiramos. Nossa natureza é uma das mais exuberantes e diversificadas do mundo e cumpre um papel importantíssimo no combate ao aquecimento global, motivo pelo qual devemos ser defensores ferrenhos do meio ambiente.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s