MAMMA MIA! Você sabia que ainda existem muitos dialetos na Italia?

Todo estudante de italiano ou turista apaixonado que tenha conhecido um pouco mais da Itália já deve ter se deparado com alguma situação em que você é surpreendido por palavras que te fazem parar e pensar: “Como assim? Eu me preparei para chegar até aqui falando um italiano minimamente aceitável e estas duas criaturas estão falando outra língua?”. Sim, isso acontece e é mais comum do que você imagina.

É que na Itália, além do idioma italiano, também são falados inúmeros dialetos 😱 que são como registros históricos e culturais de um povo que, até o ano de 1961, quando se deu a Unificação da Itália, viveu em um continente divido entre reinos e cidades-estados nas quais se falavam dialetos próprios. Na imagem abaixo você pode ter uma pequena noção da complexidade e da variedade de dialetos italianos. 😱😱😱 Complicado, não?

dialetti-italiani.png

Atualmente, os dialetos ainda são falados na Itália e estão agrupados em regiões (ou províncias), o que não impede que haja variações na pronúncia do mesmo dialeto de cidade para cidade, como por exemplo na Sicilia, em que há diferença entre o dialeto falado em Palermo e o dialeto falado em Catania.

Para exemplificar como se dá esta divisão podemos dizer que na região de Napoli se fala o dialeto napoletano; em Reggio Calabria se fala o dialeto calabrês; na Lombardia, o dialeto lombardo; na Sicilia, o dialeto siciliano; na Sardegna, o dialeto sardo; na região de Venezia, o dialeto vêneto, e assim por diante.

 

Se você já consegue compreender bem o idioma italiano, não deixe de conferir este vídeo divertidíssimo no qual o comediante Enrico Brignano faz um sketch sobre as diferenças entre os dialetos italianos. Lui è bravissimo! 

Maas, não tenha medo! Embora preferencialmente irão falar em dialeto entre si (sobretudo as pessoas mais idosas, ou em diálogos de família), eles irão compreender se você falar em italiano e se esforçarão ao máximo para ajudá-lo a entender o que eles estão dizendo.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s