A solidão é para os que se negam a olhar para a beleza do caminho

Não raramente, ouço muitas pessoas dizer que o caminho espiritual é um caminho solitário e, consequentemente, infeliz, como se todos aqueles que iniciaram sua caminhada rumo ao sentido da vida, sofressem uma espécie de “apartheid” daqueles que não estão muito preocupados com estes assuntos.
Eu, particularmente, não vejo as coisas por esta ótica, mas, para os que são acostumados com “confete, serpentina e badalação”, olhar para dentro de si e buscar, diariamente, a compreensão da Luz e da Sombra que carregamos em nós, pode parecer bem tedioso e solitário.
tumblr_nckhhue5p21qflcfao1_1280
O que ocorre, na verdade, é que quando nos desconectamos com tudo aquilo que não nos transforma em uma pessoa mais feliz para nos conectarmos com nós mesmos, o rebanho passa a te rejeitar porque o “novo você” não está mais orientado para a competição no trabalho, para a subserviência na família, para as intrigas e comparações na sociedade. Em paz consigo mesmo, você não está mais na sintonia daqueles que precisam disputar a atenção daquele chefe, os melhores salários daquela empresa, o amor dos seus pais, a admiração de um determinado grupo amigos ou a posição social em determinado lugar.
Perceba que, ao fazer isso, você está delimitando as infinitas possibilidades que o Universo, ou Deus, oferece para que você seja pleno.
  • Você não precisa mais mendigar a atenção de um chefe que, se não está percebendo o potencial dos membros de sua equipe, não está muito interessado naquilo que você (ou seus outros colegas de trabalho) tem de melhor.
  • Você não precisa mais basear o seu sucesso em cifras. O dinheiro é importante? Com toda certeza! Mas ele não pode jamais ser um indicador do quanto o seu trabalho é bom. As pessoas bem sucedidas não necessitam que alguém precifique o seu trabalho. Isto pode indicar que está na hora de rever suas crenças pessoais.
  • Você não precisa mais disputar o amor de seus pais entre seus irmãos. Seus pais o amam exatamente por aquilo que você é. Mas, se apesar de tudo, você não se sente merecedor do amor de seus pais, por que razão está insistindo em ser hostil e dar o seu pior para eles?
  • Você não precisa mais ser o melhor ou o mais prestigiado entre seus amigos ou grupos sociais pois, cada indivíduo é único e inigualável. O valor de cada um de nós não está no reconhecimento externo e sim na compreensão e aceitação da plenitude de nosso ser.
Não há escassez de possibilidades. Não há uma só forma de ser feliz. Não há um só caminho para religar-se com Deus. Não há apenas um trabalho para que você possa ser bem sucedido profissionalmente. Não há apenas uma só empresa para que você construa sua carreira. Não há apenas uma pessoa para que você possa se relacionar afetivamente. Não há apenas um grupo social ou de amigos, para que você se sinta bem acolhido. Sua família não é um campo de batalha.
Sair deste estado de caos para o estado de plenitude é um processo de cura diário. O que você talvez interprete como solidão é aquele tempo que você deveria ter dedicado à si mesmo mas que sempre arranjou algo “melhor” ou “mais importante” para fazer do que cuidar de suas próprias feridas.
A solidão é opcional. Somos seres gregários e a verdadeira espiritualidade é aquela que se pratica no dia-a-dia, no meio do povo todo, exercitando a tolerância, aprendendo com a superação de seus limites. Quando você sair da sua zona de conforto, encontrará muitas pessoas que também estão despertando para esta maravilhosa experiência que é a Vida.
Aproveitando o conselho da querida Flávia Melissa, “vá procurar a sua turma” e seja feliz.
Gratidão!
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s