Anvisa disponibiliza “manual de fitoterapia” para dowload

Desde o tempo da vovó, as plantas e elementos naturais são os nossos melhores aliados da boa saúde. No entanto, com o passar das gerações muito deste conhecimento ancestral foi se perdendo ou caindo em descrédito devido aos avanços da alopatia que prometia curas mais rápidas e mais eficazes.

O que pouca gente sabia é que, ao passo que curavam uma enfermidade, os remédios alopáticos também traziam alguns efeitos não desejáveis do tipo “conserta aqui, estraga acolá”.

Para facilitar o dia-a-dia dos profissionais de saúde e terapeutas adeptos da fitoterapia, isto é, medicamentos feitos a base de plantas, a Anvisa publicou um manual de prescrição de fitoterápicos que pode ser baixado gratuitamente!

Chamado de “Memento Fitoterápico”, o documento reúne informações sobre diversos tratamentos e plantas medicinais, incluindo indicações, precauções de uso, contraindicações (sim, os fitoterápicos podem ter contraindicações!), tempo de utilização e até posologia, entre outras informações. Em alguns casos, como o da Calêndula, existem até mesmo dicas de como usar a infusão da planta para o tratamento de lesões da pele e mucosas, por exemplo.

Por enquanto, este manual refere-se a apenas 28 espécies de plantas medicinais mas, de acordo com a agência, será expandido nos próximos meses.

16147354

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s