50 fatos curiosos sobre a Itália, por Paula Venturin 🇮🇹

i love italia

1) A Itália é um dos países mais visitados de toda a Europa. Já dá para imaginar o motivo, não é mesmo? Só no ano passado o país recebeu mais de 53 milhões de turistas de todo o mundo.

dialeto.jpg

2) A língua oficial da Itália é o italiano mas cada região fala seu próprio dialeto. É difícil dizer quantos são porque além dos dialetos serem regionais, cada cidadezinha possui suas variações características.

1434391986

3) Quando nasce um bebê na Itália, os pais tem o costume de colocar um laço de fita na janela, na sacada ou na porta de entrada da casa. Caso vocês chegarem por lá e virem um laço azul significa que ali nasceu um menino e se virem um laço rosa, é uma menina.

café-da-manhã-italiano

4) O café da manhã dos italianos é diferente do café da manhã que da América do Sul ou do Norte porque não é salgado. Na verdade, você pode até comer um pãozinho com presunto e queijo e um suco de laranja, mas isto não é o café-da-manhã típico dos italianos. A colazione italiana é doce e, para acompanhar o café ou o cappuccino, eles preferem um bolinho ou um pãozinho doce que pode ser o cornetto (que é um croissant doce), a sfogliatella (que é um pãozinho de massa folhada recheado) e tantos outros tipos, um mais gostoso que o outro.

aula-culinária-italia2

5) Culinária é assunto sério na Itália. Homens, mulheres, todos cozinham por lá e tem o maior prazer em explicar como se prepara um prato e porque devemos escolher determinados ingredientes. Para quem ama cozinhar a minha recomendação a minha dica é: ouça com muita atenção, observe e aprenda com quem realmente entende de comer bem. Esqueça aquele papo de “no Brasil nós fazemos assim”. Quem melhor que os italianos para falar sobre a culinária italiana?

url-12

6) Eu não poderia deixar de falar que dificilmente (para ser educada, ok ) você vai comer comida italiana no Brasil. Não estou desdenhando os chefs ou os restaurantes italianos daqui, pessoal… O que eu quero dizer é que cada região da Itália tem a sua própria massa, o seu próprio vinho, o seu próprio pão, o seu doce típico, os seus ingredientes particulares, o que torna quase que uma missão impossível reproduzir uma receita com fidelidade aqui no Brasil. Então, quando você estiver na Itália e alguém te disser que aquele é um prato típico do lugar, coma como se não houvesse amanhã.

13567071_1095150183908380_8408186051282139432_n.jpg

7) A legítima mozzarella italiana é feita com leite de búfala e, a propósito, é uma delícia.

euro-coins-version-ii.png

8) A nota de euro mais baixa é a de 5. Então, para compras com valores baixos utilizam-se moedinhas.

EuroArquitetura

9) As notas de euro representam um estilo arquitetônico de cada época da história cultural da Europa. A nota de 5 representa o estilo clássico; a nota de 10, o estilo romântico; a de 20, o estilo gótico; a de 50, o renascentista; a de 100, o barroco e rococó; a de 200 a arquitetura em ferro e vidro do séc. XIX e a de 500, a arquitetura moderna do século XX.

Vespa_in_tipico_vicolo_Boccadasse_Genova

10) As bicicletas e lambretas são muito utilizadas na Itália e lá não é coisa de pobre. O motivo é simples: elas permitem mais mobilidade que os carros, são mais econômicas e muito charmosas.

spain-italy-euro-preview

11) O esporte preferido na Itália? Adivinhem! É o futebol que na Itália é chamado de calcio. Em termos de fanatismo pode-se dizer que os italianos e o brasileiros estão bem equilibrados. Tutti pazzi! 

slowfood1

12) O movimento Slow Food  (leia o post que fiz sobre o tema no link ) que é o oposto do Fast Food é italiano que nasceu a partir de um protesto feito pelo jornalista em oposição à instalação de um Mc Donalds na Pizza di Spagna. O grande barato desse movimento que já está presente praticamente no mundo todo é a valorização dos costumes locais, dos alimentos frescos e da alimentação saudável.

Learn-Italian-Hand-Gestures-with-Dolce-and-Gabbana-male-models-video-1124x660-cover

13) Sim, os italianos gesticulam muito e os gestos fazem parte da comunicação. A Universidade de Tre, em Roma, realizou uma pesquisa que identificou mais de 250 gestos utilizados pelos italianos no dia-a-dia.

slide6-collage-monumenti.jpg

14) A Itália abriga nada menos do que 70% do patrimônio histórico e artístico do mundo e, a menos que você seja um exímio conhecedor de arte e de história, não se arrisque a falar destes temas com um italiano.

restauracion-3b.jpg

15) Diferentemente do Brasil, os italianos têm um carinho muito grande pelo seu patrimônio histórico e cultural e as igrejas, praças e monumentos italianos são muito bem conservados.

rosto

16) Os homens, assim como as mulheres, se cumprimentam com dois beijinhos no rosto.

lava-roupas-no-banheiro

17) A maioria das casas não possui área de serviço ou lavanderia, como as casas do Brasil. Por esse motivo, é muito comum encontrar uma máquina de lavar no banheiro.

download

18) No Brasil cumprimentamos uma pessoa com “Olá / Oi” e nos despedimos com “Tchau”. Na Itália usa-se “Ciao” tanto para cumprimentar quanto para se despedir.

maxresdefault (1)

19) Tradicionalmente, “pasta, pizza e pane” (massa, pizza e pão) se come com a mão. Se quiser matar um italiano do coração (ou chamá-lo para a briga), corte qualquer um desses três com uma faca. Clique aqui para ver um vídeo muito divertido sobre os costumes italianos.

design-de-sobrancelha-masculino

20) Os homens italianos, assim como as mulheres, são muitíssimo vaidosos. Além de cuidar bastante do cabelo e da vestimenta, eles usam acessórios e – pasmem! – alguns tiram a sobrancelha.

italia-taxa-de-natalidade

21) Se as antigas famílias italianas eram conhecidas por ter muitos filhos, as de hoje em dia são justamente o inverso. Atualmente a Itália possui um dos mais baixos índices de natalidade.

6582973857_72d049b0b9_z

22) A história de Pinocchio (em italiano “Le avventure di Pinnocchio”) foi escrita por um fiorentino chamado Carlo Collodi. Em Firenze (e em praticamente toda a Toscana) o bonequinho de madeira é um dos souvenirs mais procurados pelos turistas e pode ser encontrado onde quer que você olhe.

Eliana_Blog_GelatoItaliano_11

23) O sorvete italiano é diferente de todos os sorvetes que você já provou em sua vida. Pode acreditar em mim: é o melhor sorvete do mundo. Além disso, é o mais saudável pois tem 50% menos gordura que os sorvetes da América e não leva tanto açúcar quanto os sorvetes de cá. O sorvete de flocos, hit da geração 80/90 no Brasil, chama-se Stracciatella.

it

24) Entre as invenções italianas estão: barômetro, bateria elétrica, óculos, nitroglicerina, telégrafo sem fios, colete salva-vidas, máquina de café expresso, piano, violino, etc. Ah, e tem a Madonna também!

cibo-italiano_980x571.jpg

25) As refeições italianas são separadas em “etapas” e elas não se misturam em um único prato como ocorre no Brasil. No pranzo – que é o almoço – ou na cena – que é o jantar – elas se dividem em: antipasto, que é o aperitivo; primo piato, que é composto por uma massa ou mesmo o risotto; secondo piato, que geralmente é uma carne, ave ou peixe e depois a salada que lá é conhecida como insalata. Depois de toda essa comilança ainda vem o dolce, que é a sobremesa, o licor e o café. Sem falar que tudo isso é acompanhado de um belo vinho…

italiano fumando de Jak and Jill

26) Os italianos fumam pra @#$%*!!! Eu fiquei impressionada com a naturalidade deste hábito por lá.

612621-26731

27) Comparado ao Brasil, eles quase não bebem refrigerante! Para acompanhar as refeições o mais comum é a água (com e sem gás), aperitivos e vinho.

562cfa7acb9d8-principais-constelacoes-inserir-imagem

28) O céu de lá não é igual ao céu de cá. Quem gosta de observar as estrelas já deve estar careca de saber que as estrelas que vemos na Itália não são as mesmas estrelas que vemos aqui na América do Sul. Foi emocionante e um tanto quanto curioso não ver as Três Marias ou o Cruzeiro do Sul.

FJsr4uZO

29) Gabriele, Daniele, Simone e outros nomes terminados em “ele” são masculinos. Se você tem algum desses nomes as pessoas irão achar engraçado quando você estiver lá ou, no mínimo, antes de chegar no hotel eles pensarão que você é um “signore” e não uma “donna”.

16548

30) Não existe chuveiro na Itália. Para tomar banho os italianos geralmente utilizam uma espécie de ducha. Aquele chuveiro maroto :3 que temos aqui e que desperta o grande cantor que existe em você? Esquece!

26373991e90fa660a06c70259bc26fac.jpg

31) Os italianos e italianas são muito descolados no quesito moda. Se você pensa que a moda lá é só Versace, Armani ou Dolce & Gabbana, precisa rever os seus conceitos. Na verdade, o que importa lá além do estilo é sentir-se confortável.

RTEmagicC_cinto-carro-manaus-multa-.jpg

32) Fiquei espantada ao perceber que alguns italianos não usavam cinto de segurança e nem capacete nas cidades! Me senti uma neurótica pois toda vez que eu entrava dentro do carro era automático o movimento de atar o cinto ao meu corpo. Além disso, eles são um pouco vida loka na direção. Se você acha que dirigir no Brasil é coisa de louco, prepare-se para o trânsito italiano.

1518874

33) Apesar da água ser potável na maioria das cidades, os italianos preferem comprar água e há uma grande variedade de marcas e origens.

bide.jpg

34) Eles tem o hábito de jogar o papel higiênico no vaso sanitário – não em cestinhos no banheiro – e usam bidê. Particularmente, achei esse costume muitíssimo higiênico e justo!

cerveja-gelada

35) É uma missão impossível encontrar cerveja gelada.

image

36) O bronzeamento artificial ainda é permitido na Itália. Vi várias propagandas de clínicas de bronzeamento nas cidades que estive. Bizarro

13529137_1095102960579769_4730650205755974728_n

37) No verão escurece depois das oito horas da noite, no inverno às cinco da tarde. No início é um pouco estranho mas, depois, se acostuma.

flores

38) Em algumas casa é possível encontrar bandeiras, adornos decorativos e flores na sacada o que torna qualquer lugar que você passe espetacular. Nas cidades pequeninas, vi vasos de flores até mesmo nas escadas da porta de entrada da casa e um deles me chamou a atenção por ser um pé de morango com moranguinhos começando a madurar.

le-due-torri1

39) Todos os filmes que passam na TV italiana são dublados.

uomo-arrabbiato

40) Ao mesmo tempo que os italianos são simpáticos eles também têm o pavio bem curtinho e podem iniciar uma discussão com a mesma naturalidade que eles “puxam” conversa.

11_1brazil_coffee_beans_01

41) Italianos AMAM café mas, infelizmente, a maior parte pensa que o melhor café que do mundo é o café produzido na Colômbia. Poverini! Mal sabem que a maior parte do melhor café que eles tomam lá é produzido no Brasil. Blend igual ao nosso, pode esquecer!

a0b6b8d0f95859386a440f8750a0116a

42) Eles reclamam do tempo mais do que os brasileiros!

ajo-sin-brote-0.jpg

43) Os italianos não comem tanto alho. Na verdade, eles odeiam encontrar alho na comida. Para cozinhar eles apenas refogam o alho no azeite para dar um gostinho e depois o retiram. Em geral, a comida italiana tem um tempero equilibrado e não é tão condimentada como a comida brasileira.

frutti-di-mare_d_0_0_800.20150616115433

44) Come-se (muito) bem em qualquer parte da Itália, do Norte ao Sul. Eu já engordei uns 7 quilos por causa da comida italiana. Mannaggia!

cabelo-ressecado-ou-cabelo-poroso-artigo-grandha-0-710x492

45) Os condicionadores de cabelo (balsamo) italianos são MUITO ruins! Enquanto que no Brasil se encontra bons condicionadores mesmo nas marcas de produtos de beleza mais baratinhas, lá você pode gastar aos tubos que o condicionador será sempre uma coisa meio sei lá, aguada, que não faz nem cócegas nas madeixas ressecadas.

salsiccia-gallery

46) A linguiça calabresa que se come no Brasil é uma piada de mal gosto perto da verdadeira linguiça calabresa de lá. Mas se você prefere algo parecido com o que se tem no Brasil, na Itália chama-se Würstel.

Agnone-dItalia-caciocavalli

47) Os queijos italianos são verdadeiras obras de arte. Anualmente são produzidos mais de 900 mil toneladas de queijo italiano com o status de DOC (Denominazzione di Origine Controllata) e estima-se que existe pelo menos mais de 100 tipos de queijos que são inigualáveis em sabor, aroma e textura. O meu preferido é o Cacciocavallo e o Pecorino Romano.

timthumb

48) Se os queijos são uma obra de arte, o que poderia dizer dos vinhos? Um mais saboroso que o outro! Os meus dois vinhos preferidos de lá são o Lacryma Christi, produzido no Vesúvio, e o Nero d´Avola, produzido na Sicilia.

13427_oggi-venerd-17-cosa-fare-per-evitare-la-sfortuna

49) Na Itália não é a sexta-feira 13 que dá azar. O dia agourento é sexta-feira 17. E detalhe: os italianos são tão supersticiosos quanto os brasileiros.

dinheiro-ff87

50) Atenção trabalhadores esforçados e assíduos: existe 13º e 14º na Itália! 😂 #partiu

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s