Salve Santa Sara Kali! Optchá ciganos!

Segundo a lenda, Sara, Maria Madalena, Maria Jacobé e Maria Salomé foram postas no mar em uma barca sem remos e sem provisões juntamente com José de Arimateia e Trofino. Desesperadas as três Marias puseram-se a chorar e começaram a orar para que eles sobrevivessem àquela situação. Compadecida do desespero de todos, Sara retirou seu diklô (que é o nome dado aos lenços, pelos ciganos) e pediu para que Kristesko (Jesus Cristo) salvasse a todos. Em troca ela prometeu que espalharia a força da fé em Jesus a todo povo cigano, para que eles também se convertessem e, em sinal de respeito e devoção, jamais andaria com a cabeça descoberta.
Como um milagre, a barca que estava à deriva e sem rumo, atravessou o oceano e aportou em Petit-Rhône (chamada atualmente de Saintes-Maries-de-La-Mer), no Sul da França, com todos sãos e salvos. Sendo assim, Sara cumpriu sua promessa até o fim de seus dias.
Tamanha foi a fé e a devoção de Sara ao longo de sua vida que a história da escrava cigana percorreu o mundo todo e atraiu não apenas adeptos do povo cigano com o também todos aqueles que vinham em busca de seu auxílio. Além de trazer saúde, prosperidade e paz, Santa Sara Kali também é cultuada por aqueles que tem dificuldade de engravidar. Mulheres que não conseguiam ter filho, faziam lhe promessas dizendo à santa que, se tivessem seus pedidos atendidos iriam até a cripta onde está sua imagem, em Saintes-Maries-de-La-Mer, fariam uma noite de vigília e depositariam aos pés de Sara, como oferenda, o lenço mais bonito que encontrassem. Por isso, a imagem de Sara Kali é toda coberta de lenços diversos.
ste_sarah_la_noire
A explicação para esta tradição é que, para as mulheres ciganas, a maior benção da vida é a fertilidade. Portanto, quanto mais filho a mulher cigana tiver, mais dotada de sorte ela é considerada por seu povo. Logo, a pior praga que existe para uma mulher cigana é desejar que ela não tenha filhos e, nesse sentido, Santa Sara Kali é sempre lembrada por aqueles que desejam obter a graça de conceber uma criança.
No mês de maio, especialmente nos dias 24 e 25, comemora-se e reverencia-se a fé de Santa Sara Kali por meio de uma longa noite de vigília e oração pelos ciganos espalhados no mundo inteiro, com fogueiras e candeias de luzes azuis, flores e vestes coloridas, muita música e muita dança.
Orações à Santa Sara Kali
Primeira oração de Santa Sara Kali 

Santa Sara, minha protetora, cubra-me com seu manto celestial. Afaste as negatividades que porventura estejam querendo me atingir. Santa Sara, protetora dos ciganos, sempre que estivermos nas estradas do mundo, proteja-nos e ilumine nossas caminhadas. Santa Sara, pela força das águas, pela força da Mãe-Natureza, esteja sempre ao nosso lado com seus mistérios. Nós, filhos dos ventos, das estrelas, da Lua cheia e do Pai, só pedimos a sua proteção contra os inimigos. Santa Sara, ilumine nossas vidas com seu poder celestial, para que tenhamos um presente e um futuro tão brilhantes, como são os brilhos dos cristais. Santa Sara, ajude os necessitados; dê luz para os que vivem na escuridão, saúde para os que estão enfermos, arrependimento para os culpados e paz para os intranquilos. Santa Sara, que o seu raio de paz, de saúde e de amor possa entrar em cada lar, neste momento. Santa Sara, dê esperança de dias melhores para essa humanidade tão sofrida. Santa Sara milagrosa, protetora do povo cigano, abençoe a todos nós, que somos filhos do mesmo Deus.

Segunda oração de Santa Sara Kali
Farol do meu caminho! Facho de Luz! Paz! Manto Protetor! Suave conforto. Amor! Hino de Alegria! Abertura dos meus caminhos! Harmonia! Livra-me dos cortes. Afasta-me das perdas. Dai-me a sorte! Faz da minha vida um hino de alegria, e aos seus pés me coloco, minha Sara, minha Virgem Cigana. Toma-me como oferenda e me faz de flor profana o mais puro lírio que orna e traz bons presságios à Tenda. Salve! Salve! Salve!

*

Optchá! 

Ciganos-dançando-e-tocando

Deixe um comentário

