Um Orixá para cada dia da semana: Oxalá

OSALÁ

oxala.jpg

OXALÁ, é considerado o Pai de todos os Orixás. É o mais velho e o primeiro a ser criado, responsável pela criação do mundo e dos seres humanos. É também o Orixá dos inhames novos e da agricultura, que traz as chuvas e que fecunda os campos. Sua festa é ligada ao início do ano agrícola costuma ser em agosto e setembro, pois inclui a renovação da água do templo e a lavagem dos objetos de culto. Oxalá representa os atributos da justiça e do equilíbrio. É cultuado nas seguintes formas: Oxalufã = Oxalá Velho e Oxaguiã = Oxalá Moço.

OXALUFÃ é o Orixá da paz. Veste-se de branco portando sempre seu apaxorô (cajado). É representado por uma pomba branca. Seu dia é sexta-feira e sua saudação é “Eepaá babá !”.

OXAGUIÃ é um Orixá valente e guerreiro, considerado filho de Oxalufã. Também veste-se de branco, dança com muita energia carregando uma “mão de pilão”. Seu dia é sexta-feira e sua saudação é “Exê êêê !

Os filhos de Oxalufã (Oxalá velho), em geral são pessoas calmas e dignas de confiança. Dotados de grande sabedoria, estão sempre buscando os significados de tudo o que ocorre ao seu redor. Não cansam de estudar e buscar o conhecimento. Também são teimosos orgulhosos e inteligentes e com tendência à serem preguiçosos.

Os filhos de Oxaguiã (Oxalá moço), são pessoas joviais e viris. Ativos, guerreiros, alegres e generosos. Não se deixam influenciar por opiniões alheias. São organizados e metódicos em seus ofícios e projetos. Trabalhadores incanssáveis e por essa razão, suscetíveis à crises de estresse.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s