Ganesha, o Deus com cabeça de elefante

ॐ Om Gam Ganapaye Namaha ॐ

tumblr_m9a0w8gou61r0yzi1o1_500.jpg

Quem é Ganesha? 

Na tradição védica e na religião hindu, Ganesha é representado por um deus com cabeça de elefante e corpo humano. Ele é conhecido como Senhor dos Obstáculos e da Prosperidade pois uma de suas atribuições é remover todos os empecilhos que nos impede de atingir o estado de benção. Justamente por este motivo ele está presente em todas as linhas religiosas e devocionais que se estruturam em torno dos Vedas e em toda Índia se vê uma estátua de Ganesha em praticamente todos os altares, já que todo ritual, toda oração e todo novo empreendimento começa com uma oração para ele.

Existe muitos textos, bhajans (músicas), kirtans (músicas para coro), japa mantras (pequenos mantras para repetição), stotrams (versos e poesias), puranas (histórias de caráter mitológico) e até mesmo uma upanishad (texto dedicado ao autoconhecimento) que carrega o seu nome – Ganapati Atharva Shirsa Upanishad.

Pessoas do mundo inteiro se identificam com Ganesha e o veneram porque ele é capaz de derrubar todos os obstáculos que nos impede de obter aquilo do qual necessitamos.

A origem de Ganesha e sua cabeça de elefante

Apesar de haver muitas histórias diferentes de sua origem, no Shiva Purana, Ganesha foi originado enquanto sua mãe, a Deusa Parvati, se banhava e, a partir da sujeira de seu próprio corpo, criou um garoto ao qual ela atribuiu a tarefa de guardar a entrada seu banheiro. Quando seu marido, Shiva, retornou, foi surpreendido pelo estranho que negava o acesso a Parvati e, furioso, decepou a cabeça do menino.

Diante do ocorrido, Parvati sucumbiu a uma tristeza inconsolável. Para redimir-se do engano que havia ceifado a vida do garoto, Shiva ordenou que seu exército saísse em busca de uma cabeça e a primeira que encontraram foi a de um grande elefante. Assim, Shiva a prendeu no corpo do menino e restaurou-lhe a vida, nomeando-o Ganapati (gana = exército e pati = líder). Shiva também atribuiu ao menino com cabeça de elefante a benção de que as pessoas iriam adorá-lo e invoca-lo antes de iniciar qualquer ação.

o-que-parender-de-ganesha.jpg

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s