Sobre redes e bicicletas

hammock-for-you
A tranquilidade e estagnação como modelo de felicidade negam o fluir natural da vida. Créditos: Divulgação.

Se o que você quer na vida é sossego, sua vida tenderá a ser muito, mas MUITO, decepcionante. Viver é um eterno fluir de movimento e evolução e é justamente por isso que ela exige de você o seu melhor. Ainda que muitas vezes seja dificílimo. Desafiador. Um pé no saco. Ainda que dê muita vontade de mandar tudo às favas…

É por isso que, quando tudo parece estar bem, vem aquela surpresinha desagradável, que parece que veio para foder com tudo mesmo. Ainda mais quando você está lá, bem sossegado, indo e vindo na malemolência de uma rede. Só que o motivo é outro. A vida não quer foder com a gente não. “O que a vida quer da gente é coragem”, como disse muito bem o escritor Guimarães Rosa e arrisco dizer que só os verdadeiramente corajosos é que conseguem ser felizes. Os corajosos não são aqueles que esperam pelo grande dia em que a felicidade entrará por uma porta e todos os problemas acabarão. Eles são aqueles que estão tão empenhados em aproveitar as chances que a vida está oferecendo que a única pressa que eles tem é que aquela ferida se cure logo para que, logo mais, estejam prontos para outra. Exatamente assim. Sem tempo de lamentar.

Não vai adiantar muito fazer dramalhão, nem ficar casmurro, de bico, andando pelos cantos e resmungando que você não suporta mais esses altos e baixos, que não aguenta mais ser tirado para dançar, que não acha justo, que não merece. Vida é evolução e você já deveria saber que está sustentando uma mentira, um conto de fadas, se pensa que só será sombra e água fresca.

Aquela visão idílica de que a felicidade virá na forma de uma vida mansa e sem grandes problemas? Esqueça. E se isso acontecer por um tempo, pode se preparar que o baque vai ser grande depois. Ah, se vai! Pois, assim como depois da tempestade vem a bonança, após a bonança também virá uma bela de uma tempestade. E isso é o movimento natural das coisas. Ora lá em cima, ora lá em baixo. Não há como atravancar esta engrenagem.

A parte boa disso tudo é que, quando você finalmente compreender que não é preciso levar solavanco para mudar aquilo que não é bom para sua evolução – seja isto um pensamento, ideia fixa, crença limitante, ou um hábito nocivo que a sua teimosia vem arrastando – a vida vai parar de te dar pauladas e você começará a receber estímulos para mudar.

Então, nesse dia você perceberá que não era a vida que queria acabar com a sua raça mas sim você próprio, que estava negando 500 mil anos de evolução para chegar ao que você é hoje. E vai perceber também que não precisa de sofrimento mas sim de disposição para aprender as suas lições e resolver os milhões de problemas que aparecem em pop-up, todos os dias. Pois não é o sossego que irá te tirar do ponto A e te levará até o ponto B e sim o movimento.

Para-se-manter-equilibrado-e-preciso-estar-em-movimento-640x620

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s