Suco Vivo: Energia e Saúde para seu corpo

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Créditos: Divulgação.

Bom para emagrecer, bom para dar mais pique e bom para manter uma boa saúde. Mesmo aqueles que não são esportistas ou que não dão importância para essas febres do mundo fitness deveriam consumir ao menos um copo de suco vivo todas as manhãs. O motivo é bem simples: a bebida é capaz de fornecer os principais nutrientes que o seu organismo precisa para que você tenha mais energia e saúde em seu dia-a-dia.

O suco vivo tem esse nome porque todos os ingredientes que são utilizados nele são crus e, justamente por isso, ocorre o aproveitamento máximo de todos os nutrientes. Há muitas receitas e possibilidades de variações de sabor já que para prepará-lo você precisa escolher 1 a 2 tipos de folha verde, 1 a 2 tipos de grão germinado, 1 fruta e 1 opção de legume ou raiz.

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Suco Vivo: nutrição e mais benefícios que o suco comum. Créditos: Revista Saúde Hoje e Sempre/Casa Dois.

De acordo com os nutricionistas, o ideal é tomar o suco vivo pela manhã, meia hora antes do café-da-manhã, período em que o organismo está mais receptivo à absorção das vitaminas e nutrientes. A bebida fornece uma refeição completa, dá mais saciedade e também ajuda a purificar o sangue.

Você pode escolher os ingredientes de sua preferência, conforme as sugestões do quadro acima. Embora o quadro mencione apenas a maçã como sugestão de fruta você também pode optar pelo abacaxi, laranja, limão, melancia, melão ou alguma outra de sua preferência desde que seja rica em água, já que o ideal é colocar o mínimo ou nenhuma água. Dependendo da consistência obtida eu costumo utilizar um pouquinho de água solarizada mas sempre dou preferência para o aproveitamento da água das próprias frutas.

O que vai na minha receita:

  • Couve manteiga: Além de ser rica em fibras, melhorar o trânsito intestinal e evitar azia e queimação no estômago, a couve é rica em clorofila, possui muita vitamina C e antioxidantes que combatem o envelhecimento;
  • Hortelã: melhora a digestão, evita flatulência e ajuda na boa saúde do intestino;
  • Broto de alfafa: rica em vitamina A, C, E, D, K e do Complexo B, cálcio, potássio, ferro e outros minerais e, de quebra, dá um UP no sistema imunológico, controla a glicose e a pressão arterial; 
  • Semente de Girassol (sem casca pelo amor de Deus!): protege o sistema imunológico, o coração e reduzem os processos inflamatórios. Recomendo comprar sem casca e germinar as sementes deixando-as de molho por 24 horas e respeitando o processo de germinação que é explicado minuciosamente no site Cantinho Vegetariano;
  • Inhame: ajuda a limpar o sangue, é rico em fibras, carboidrato complexo (que não sobrecarrega o organismo de insulina) e nutrientes como ferro, fósforo, vitaminas do Complexo B, C e A. Esta raíz também ajuda as mulheres que querem engravidar e evita TPM;
  • Maçã (com casca e tudo!): é rica em antioxidantes, anticancerígena e adstringente;
  • Abacaxi: rico em vitamina C, betacaroteno, vitaminas do Complexo B, minerais, fibras e uma enzima chamada bromelina que ajuda na redução dos processos inflamatórios;
  • Gengibre: favorece o sistema digestivo, circulatório e respiratório.
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Suco vivo: faça sua própria combinação e desfrute desta bebida que irá te auxiliar na manutenção de uma boa saúde. Créditos: Paula Venturin / Gavetas da Alma.
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