Adeus, Mário.

image

Mário chegou no Natal, com casa cheia e clima festivo. Era um peixe betta alaranjado, com nadadeiras douradas e quando Romeo o trouxe porta adentro, em um pequeno aquário decorado, era só sorrisos.

Na ocasião, ele me explicou umas cinco vezes qual era o modo correto de limpar o aquário, quantas bolinhas de ração eu deveria dar e frisou ainda que aquele era um peixe solitário, “que não gostava de fazer amigos”.

Não era verdade. Mário conquistou a amizade de toda minha família. Todos os dias alguém dizia: “já deram a comida do Mário hoje?”. E ele ficava radiante quando nos aproximavamos do aquário para alimentá-lo.

Porém, hoje estava bem quietinho. Não nadou para exibir suas barbatanas douradas e não soltou bolhinhas quando me viu. Seus olhos opacos me mostraram que a vida havia lhe deixado.

Apesar da delicadeza da situação, não pude poupar meu filho da morte de seu pequeno amiguinho. Cheguei a pensar em alguma história mirabolante, algum rapto misterioso, ou abdução por alienígenas. O problema da morte é que, não importa quantas intervenções literárias utilizemos, a dor nunca tem eufemismos. Dada a triste notícia, decidimos jogá-lo no vaso sanitário, em um ato quase simbólico.

– Não era melhor enterrar ele, mãe?
– Acho que não, ele vivia na água e agora ele irá para o grande oceano.
– Mas os peixes não vão pro Céu?
– Sim, cada bicho tem um tipo de Céu. O dos gatos tem muita ração, caixas de papelão e sachê infinito… O dos peixes… Bem, o dos peixes tem um oceano limpinho, cheio de outros peixes.
– E ele não vai brigar? Ele é um betta, mãe, esqueceu?
– Não, lá tem lugar pra todo mundo.
– Tudo bem, então. Mas eu vou sentir saudade dele.
– Eu também.
– Adeus, Mário.
– Adeus…

Selamos nossa despedida com uma longa descarga e as lágrimas que escorriam em nossos rostos.

image

Deixe um comentário

