Você já conhece os benefícios da água solarizada?

1d480bd4c5a2eb1562ad3001f54277d0

Não é mais nenhuma novidade saber que precisamos tomar muita água diariamente. Dois a quatro litros por dia de acordo com sua alimentação, indicam os especialistas. Mas o que não se diz em relação à manutenção de uma boa saúde é que podemos associar o efeito terapêutico da energia solar e, mais ainda, aproveitar os benefícios da cromoterapia juntamente com o hábito de hidratar-se. Esta água com o adicional terapêutico da luz solar e das cores chama-se água solarizada. 

Antes de falarmos sobre cromoterapia, considero primordial explicar o por quê da solarização. 

A ideia de utilizar a luz solar como método de purificação da água foi apresentada no artigo Desinfection of Oral Rehydration Solutions by Sunlight (Desinfecção de soluções de soluções de hidratação oral pela luz solar), de autoria dos pesquisadores Aftim Acra, Yester Karahopian, Zeina Raffoul e Rashid Dajani, do Departamento de Desenvolvimento em Saúde, da Universidade Americana de Beirute e partiu da necessidade de auxiliar a população de áreas com baixo saneamento e escolaridade a controlar a proliferação de agentes patogênicos causadores de doenças, principalmente, a diarreia, causadora de desidratação severa que pode levar a óbito crianças e idosos. A pesquisa, publicada originalmente na revista científica The Lancet, demonstrou os resultados do método de solarização na inativação das seguintes bactérias: Escherichia coli, Vibrio cholerae, Streptococcus faecalis, Pseudomonas aeruginosa, Shigella flexneri, Salmonella typhy, Salmonella enteridis, Salmonella paratyphy e também os vírus Bacteriófago f2, Rotavírus, Encefalomiocardite e cistos de Cryptosporidium SP. Saiba mais aqui.

sodis

Fonte: UNICEF. Divulgação.

O emprego do sol na esterilização da água deve-se aos efeitos da radiação solar sobre os agentes patogênicos. Por exemplo:

  • Raios UV-A: interferem no metabolismo e destroem as estruturas celulares das bactérias.
  • Raios UV-A )320-400nm): reagem com o oxigênio dissolvido na água e produzem formas reativas de oxigênio (radicais livres de oxigênio e peróxidos de hidrogênio), que danificam os patógenos.
  • Radiação Infravermelha (IV): aquece a água e realiza a desinfecção

Como solarizar a água para utilizá-la em seu dia-a-dia

Embora os autores do método tenham sugerido a utilização de garrafas PET, hoje sabemos que o emprego de garrafas de vidro é muito melhor pelo fato do plástico liberar substâncias tóxicas quando aquecido tais como o Bisfenol. Sendo assim, recomenda-se utilizar garrafas ou recipientes de vidro, de preferência transparentes. Pode ser qualquer tipo de garrafa e o ideal é aproveitar o que você tiver à mão: garrafinhas de cervejas (tipo as da Skol Beats), garrafas de suco, jarras de vidro, etc.

Depois de escolher sua garrafa, basta colocar água potável dentro deste recipiente, proteger com uma tampa SEM VEDAR e expor ao sol por no mínimo 3 horas ao sol. Não podemos vedar o recipiente para que o cloro, o flúor e outras substâncias indesejáveis derivadas do tratamento da água sejam liberados na forma de gases. Basta colocar um filó com um elástico ou a tampa sobreposta para que os gases possam ser liberados.

Para que não restem dúvidas sobre o processo assista o vídeo a seguir, com as dicas da química Conceição Trucom, autora do site Doce Limão.

Água solarizada e cromoterapia

Além de utilizar o método da solarização para purificar a água você também poderá aproveitar todos os benefícios da cromoterapia de forma muito simples. Basta escolher garrafas de vidro, jarras ou até mesmo copos com as cores correspondentes ao tratamento que se quer fazer e expô-la ao sol da mesma forma que foi indicado anteriormente. Confira a seguir os benefícios e indicações de cada cor:

Vermelho: Corresponde ao Chacra Básico. O vermelho estimula a circulação do sangue e os nervos, permite a liberação de adrenalina e combate os efeitos nocivos do frio. É altamente revigorante, energético e excitante. O vermelho atua sobre o sistema nervoso, dando mais confiança, coragem, iniciativa e força de vontade, fazendo superar a depressão e o cansaço. Indicado nos casos de anemia, paralisia, má circulação, pressão baixa, reumatismo, resfriado, bronquites e depressão. É contra-indicado para temperamentos sanguíneos e coléricos, febre alta e hipertensão.
Laranja: Corresponde ao Chacra Esplênico. O laranja estimula o sistema respiratório e a fixação de cálcio. Aumenta o tônus sexual e proporciona o otimismo. Possui ação antiespasmódica, alivia cãibras e dores devidas à tensão e ao estresse. Do ponto de vista psicológico ajuda a remover repressões e inibições. Amplia a mente e a torna receptiva para novas idéias. Indicado nos casos de problemas com o baço e os rins, cálculos biliares, artrites, reumatismo, bursite, obesidade, torceduras (braço, pé, joelhos, punhos) e problemas respiratórios. É contra-indicado para pessoas com insônia.
Amarelo: Corresponde ao Chacra Plexo Solar. O amarelo atua nos sistemas nervoso central e autônomo simpático, vitaliza os neurônios favorecendo o raciocínio e a memória. Combate a preguiça funcional dos órgãos internos, estimula o fígado e os intestinos. Vitaliza o coração e todo sistema circulatório. Favorece a defesa imunológica do organismo. Do ponto de vista psicológico estimula o raciocínio lógico, melhora o autocontrole, favorecendo o equilíbrio e o otimismo. Indicado nos casos depressão, eczema, indigestão, constipação intestinal, problemas no fígado, vesícula biliar e diabetes. É contra-indicado para insônia, excitação mental, nervosismo, diarreia, gastrite e alcoolismo.
Verde: Corresponde ao Chacra Cardíaco. O verde é a cor da natureza, do equilíbrio, da paz e da harmonia. Age no coração e na pressão sanguínea. Acalma e descongestiona. Neutraliza o excesso do vermelho, alaranjado e do amarelo. Do ponto de vista psicológico, o verde trás um sentimento de renovação e vida nova. Indicado para baixar a pressão, baixar a febre, insônia, problemas emocionais, ativar o crescimento das crianças, vitalizar os órgãos do sistema digestivo, vitalizar órgãos do sistema urinário, estimular o pâncreas e nos tratamentos de câncer. O verde não tem contra-indicação, mas devemos usá-lo com prudência e não exagerar.
Azul: Corresponde ao Chacra Laríngeo. O azul é uma cor suavizante e calmante que atua no sistema nervoso central. Possui propriedades antisépticas, refrescante e adstringente. Vitaliza as glândulas tireóide e paratireóides, além dos órgãos da garganta e do sistema respiratório. Do ponto de vista psicológico, o azul proporciona relaxamento, paz e quietude. Indicado para problemas de garganta em geral, febres, inflamações, dores de cabeça, insolação, disfunções da hipófise e da tireóide, insônia, queimaduras e nervosismo. É contra-indicado para resfriados, tremores de frio, depressão e fadiga.
Índigo/Anil: Corresponde ao Chacra Frontal. O índigo, assim como o azul, possui propriedade calmante e relaxante. É uma cor anestésica, anti-inflamatória, anti-hemorrágica e cicatrizante. Atua no sistema nervoso central, trazendo calma e paz mental. Diminui a pressão sanguínea e os batimentos cardíacos. Do ponto de vista psicológico, clareia, limpa as correntes psíquicas da mente e estimula a intuição. Indicado para o tratamento de todas as dores, afecções dos olhos, ouvidos e nariz, insônia, dor de dente, eczema e acne. Não apresenta contra-indicações.
Violeta: Corresponde ao Chacra Coronário. O violeta aumenta o magnetismo pessoal. Atua de modo mais tranquilizante no sistema nervoso simpático, exerce efeito calmante no coração e purifica o sangue, estimula o metabolismo do cálcio e atua na formação hormonal. É anti-inflamatório, desinfeccionante, antiestressante. É a cor da transmutação de energias. Do ponto de vista psicológico, o violeta possui efeito curativo sobre todas as formas de neurose. Indicado para exercícios de concentração e meditação, no tratamento de todas as moléstias mentais e nervosas, tumores, câncer, raquitismo, perturbações no baço, problemas na bexiga. Não apresenta contra-indicações.
Rosa: Cor que vibra o amor, e o desejo de prazer. Enaltece a beleza feminina. Energiza o sistema nervoso, é tonificante e purificador sanguíneo. Indicado para desintoxicar o centros nervosos, tonificar e vitalizar os nervos, favorecer a circulação de todas as cores. Não apresenta contra-indicações.
Branco: É a união de todas as cores, combinação perfeita das frequências coloridas. Indicado para energizar todo o corpo. Não apresenta contra-indicações
Água Azul
Indicações da água solarizada colorida 
Anemia: Respirar e consumir alimentos da cor vermelha. Aplicação de luz vermelha na sola de cada pé por 5 minutos, prosseguindo pelo mesmo período pela barriga da perna, joelhos, coxas e base da coluna. Encerrar a aplicação, com a irradiação da cor verde ou azul, por alguns minutos. Beber água solarizada vermelha diariamente.
  
Ansiedade: Tomar banhos de luz, azul e verde no corpo todo e beber água solarizada.
  
Asma: Respirar e ingerir água na cor laranja e ter uma atitude mental positiva e otimista. Aplicar a cor laranja no peito e na garganta, por 10 minutos. Quando apresentar melhoras, usar a luz azul na garganta por 15 minutos.
  
Azia: Tomar banhos de luz amarelo e verde, localizados. A água solarizada verde pode ajudar amenizar a azia. 
 
Bronquite: Beber água solarizada laranja alternando com suco de limão e laranja. Aplicar a luz laranja no estômago e abdome, por 10 a 15 minutos ou mais de acordo com as necessidades do paciente.
 
Cansaço: banhos de luz azul e verde no corpo todo.
 
Catarata: Respirar o raio índigo. Banhar os olhos com água solarizada índigo. Coloca panos embebidos na água solarizada índigo na fronte. Num segundo estágio, aplicar a cor índigo nos olhos e na fronte por 30 minutos.
 
Coceira: banhos de luz azul e verde ou compressas com água solarizada.
 
Conjuntivite: banhos de luz azul e violeta ou compressas com água solarizada.
Constipação: Respirar e tomar pequenas quantidades de água solarizada amarela. Aplicar luz amarela no estômago e abdome, durante 20 minutos, à noite e pela manhã.
 
Cortes: Aplicar água solarizada ou banhos de luz índigo para estancar a hemorragia.
 
Dispepsia: Respiração e ingestão de água com raios amarelos. Aplicar no plexo solar, durante 30 minutos a cor amarela, 2 vezes ao dia.
 
Dor de cabeça: banho de luz azul, localizado e ingestão de água solarizada, quantas vezes for necessário.
Dor de Garganta: aplicar luz azul na garganta durante 15 minutos, fazer gargarejos com água solarizada azul a cada 2 horas.
Espinhas no rosto: banhos de luz localizados azul e verde e banhos com água solarizada azul.
 
Falta de apetite: banhos de luz laranja, visualizar a cor laranja e beber água solarizada laranja.
 
Febres: Aplicar a luz azul no centro da inflamação e beber água solarizada azul.
 
Flatulência: Tomar, pequenas quantidades de água solarizada amarela entre as refeições.
 
Friagem: banhos de luz vermelha no corpo todo, beber água solarizada vermelha.
 
Inflamação nos ouvidos: Aplicar luz índigo e beber água solarizada índigo, 2 vezes por dia.
 
Insônia: Aplicar a luz azul e índigo e beber água solarizada azul.
Irritabilidade: Banhos de luz, verde e azul, no corpo todo e beber água solarizada (3 copos por dia).
Queimaduras: Aplicar luz azul para aliviar a dor, beber água solarizada azul.
 
Rouquidão: Tomar água solarizada azul em pequenos goles. Aplicar luz azul na garganta a cada meia hora. Respirar o raio azul no amanhecer. 
boa__12117_zoom
Prazo de validade
Depois de pronta, o tempo de validade da água pode variar, dependendo da cor com a qual tiver sido solarizada. Veja abaixo o tempo de duração de cada uma:
– Cores quentes, como vermelho, laranja e amarelo: se a água ficar na geladeira, a água deve ser consumida em até uma semana. Caso você armazene a bebida em temperatura ambiente, a validade é de, no máximo, dois dias.
– Cores frias, como azul, índigo e violeta: se a água ficar na geladeira, a água deve ser consumida em até uma semana. Caso você armazene a bebida em temperatura ambiente, a validade é de três a quatro dias.- Verde e rosa: a validade da água é de uma semana, seja em temperatura ambiente ou na geladeira.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s